Muitos de nós tem a tendência de pensar que a primeira causa aparente de um acontecimento é a causa principal, ou causa raíz.
Pois vou lhes dizer: em geral não é.
Como se descobre a causa raíz de um problema? Duas são as formas mais usuais:
1. Um diagrama espinha de peixe, ou Ishikawa, onde se discutem as possíveis causas de um problema, considerando fatores como máquinas, mão-de-obra, métodos usados, meio ambiente, materais...Acho bonito o método, mas é pouco prático para um pequeno negócio.
Prefiro o método número dois, que vai "direto na jugular":
2. Os três (3) porquês:
É como a brincadeira de criança: Lhe dizem o problema e você pergunta: por quê? Respondem, e você pergunta "por quê?" outra vez, lhe respondem com um motivo ainda mais forte, e você pergunta pela terceira vez: por quê? Muito provavelmente esta será a causa raíz.
Agora, prepare-se para o pior: Em geral a causa raíz não é uma causa simples, e uma decisão importante terá que ser tomada. É desta forma que se melhoram os negócios e realmente temos avanços.
Exemplo simples:
As flores da florista encalharam.
1. Por quê? Porque ninguém comprou...
2. Porque ninguém comprou? Estavam muito caras...
3. Porque estavam caras? Pois a florista não pesquisou preços, não mudou a estratégia de preços...
É isto que a florista precisa fazer: ajustar seus preços.
Se a florista ficasse somente na primeira resposta, então não teria como melhorar suas vendas.
Tudo de bom,
Felipe
domingo, 31 de janeiro de 2010
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