sábado, 20 de fevereiro de 2010

Canais de distribuição

Como é que você faz com que seus produtos e serviços cheguem até o seu cliente? Através dos canais de distribuição.

Canais de distribuição é a maneira chique de dizer como você pega seu produto e entrega ao seu cliente.


O mais importante é você saber que existem muitas maneiras de fazer com que seus produtos cheguem ao público que pode querer consumir seus produtos.

Você precisa saber três coisas sobre canais de distribuição:

1. O número de pessoas que podem querer comprar seus produtos e serviços pode ser bem maior do que o atual, mas elas não compram pois não tem acesso ao seu produto.

2. Quanto mais intermediários houver entre você e seus clientes menor controle sobre suas vendas você tem, mas menor são os seus gastos para vender.

3. Se você não estudou uma lista grande de possíveis formas de vender seus produtos, pode estar perdendo vendas.

Vamos ver cada um:

1. Mais pessoas podem querer comprar seus produtos mas o seu produto não chega a essas pessoas. Esta frase é quase auto-explicativa. Mais gente conhecendo e vendo seu produto é igual a mais vendas. Chama-se a isto de "cobrir" seu mercado potencial.

2. Intermediários: se você envia seus produtos para o atacado, varejo ou um distribuidor, você gasta menos pois eles fazem o trabalho de vender "picado", porém como você não está cara a cara com o seu cliente você perde controle, perde informações e muitas vezes não sabe se seu cliente gosta e aprova seus produtos ou não. Não estou dizendo que sempre você deve ter contato direto com seus clientes; estou dizendo que existem diferentes formas de vender.

3. Canais de distribuição distintos: Se você faz o seu produto chegar aos clientes de maneiras diferentes, você pode vender mais. Veja estes exemplos de canais (modos) de distribuição, e pense quais deles podem fazer você vender mais:

a. Venda direta (balcão da sua empresa).
b. Venda via internet.
c. Venda através de atacadistas.
d. Venda por varejo (lojas).
etc.

Canais de distribuição estão ligados também a um outro conceito de marketing que tem nome "chique": capilaridade: capilaridade tem a ver os capilares (vasos sanguíneos) que levam sangue (nutrientes, oxigênio...) a todo nosso corpo. Quanto mais contato, quanto mais canais você tem para chegar aos seus clientes, maior suas chances de venda e de aumentar suas vendas. A isto chamamos uma maior capilaridade.

Em nosso curso, dedicamos muita atenção aos canais de distribuição disponíveis a um negócio.

Abraços,

Felipe

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