domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vendas: alma de qualquer negócio

Já vi empresas se destruirem por não focarem vendas como sendo sua alma. Empresas em que diretores industriais ou mesmo de garantia da qualidade, eram tão focados no que faziam, e tinham tanto poder nas empresas, que a empresa simplesmenete ou não vendia ou vendia somente para os clientes que davam "menos trabalho".

Não pode ser assim. Assim como também não pode uma empresa somente vender por vender e esquecer sua produção. Empresas, negócios, são seres únicos, e que não mais podem viver como feudos independentes como acontecia no passado.

Qualquer negócio foi criado para vender, e se não vender não tem como pagar seus custos; rapidamente entrando em uma espiral de perdas que o leva para o fundo do poço.

Se você tem um pequeno bar, lanchonete ou restaurante e a cada vez que um novo cliente entra pela porta você o considera mais um "estorvo", você não sobreviverá.

Suas vendas também precisam ultrapassar o limite que chamamos de "massa crítica", ou seja, elas precisam poder pagar por suas despesas e custos fixos e variáveis mínimos(já vimos isto antes).

As pessoas, que são seus potenciais clientes, não perdoam: você não as atende bem, elas não voltam a entrar em seu negócio (e ainda espalham que o seu negócio as tratou mal).

Então o cliente sempre tem razão? sim!!! (eu já passei muitas, muitas e muitas horas pensando sobre esta frase, e estou convencido de que a resposta é sim).

Mesmo quando o cliente pensa que seu produto está com defeito e na verdade não está, ele tem razão? sim!!

Lembre-se que não podemos ler a mente de nossos clientes (infelizmente), desta forma, mesmo quando um cliente faz uma observação irreal, infundada ou incorreta, na verdade ele tem razão, porém podemos, ao explicar ao cliente como aquele fato não o afeta, e chegarmos a um acordo, para que o cliente fique novamente contente.

Nunca é preferível ficar com nossa consiência tranquila e dizer "viu! o cliente X não tinha mesmo razão! Agora ele aprendeu!", e o cliente estar já pensando como fará para se livrar da gente e não mais comprar.

Vender é para quem gosta de pessoas.

Pode-se "aprender" a gostar de pessoas? sim.

Gostar de pessoas envolve exercer flexibilidade, compreender que estamos todos no mesmo barco chamado mundo, querer ver a outra pessoa melhor, mais feliz. Gostar de pessoas é realmente querer ajudar, seja vendendo para ela uma garrafa de refrigerante para diminuir a sede naquele dia de verão, quer seja deixar seu cobertor cheiroso através de nossa lavanderia.

A frase que mais me marcou, até hoje, sobre o que é gostar de pessoas, vem de uma história mais ou menos assim: Perguntaram ao casal que estava casado a 80 anos, como eles continuavam juntos por tanto tempo, e a senhora respondeu: no café da manhã, ele gosta de comer a ponta do pão. Então passo manteiga e dou pra ele as duas pontas. E a senhora, gosta do meio do pão? perguntou o reporter. Não, respondeu ela. Gosto do bico também.

É isto.

Obviamente, todo relacionamento é uma via de duas mãos, porém, se você não estende a sua mão tudo acaba.

Quando as pessoas (clientes) gostam de você e do seu negócio, maravilhas acontecem, e elas falam disto para outras pessoas, e voltam também para fazer novas compras.

Outro detalhe importante, e que facilmente pode passar desapercebido: o mundo muda e está evoluindo, principalmente tecnologicamente, muito rapidamente! Até "dias" atrás não havia celulares, nem cópias coloridas, nem blogs, nem twitter, nem facebook, nem orkut... As pessoas obtêm informações de formas muito variadas hoje, e em especial por meios eletrônicos.

Você então, além de gostar de falar com as pessoas, para bem atendê-las, precisa saber se comunicar com elas. Deve usar a linguagem delas. Algunas exemplos:

1. Hoje uma empresa sem site "não existe". Se alguém procurar por você na internete e não encontrar seu endereço, você simplesmente não existe.
2. Se você pode ser localizado por um aparelho celular que tem links com mapas, suas chances de vender mais aumentam muito.
3. Se você vende, faz reservas ou atende através da internete, você vende mais.
4. Se você faz promoções, propaganda e participa de comunidades na internete, você vende mais.

Envolva seu negócio no que há de moderno no mundo.

Quando você vender para realmente fazer o bem, e não só pelo dinheiro, verá seu negócio florescer.

Abraços,

Felipe

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