segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Limpeza e organização

Já ouviu aquela frase: "meu negócio é pequeno mas é limpinho" ? Quem fala uma frase assim, fala com orgulho do seu negócio.

Se você tem um negócio no qual os clientes realmente entram para comprar, você não tem escolha: ele precisa ser limpo e organizado. nada de papel no chão, banheiros sujos, paredes não pintadas, espelhos quebrados.

Se seus clientes não entram, literalmente, em seu negócio, ainda assim você não pode escapar da limpeza e organização. Seja por seus funcionários, para dar-lhes um lugar decente de trabalho, seja para que você tenha menos perdas ou ter mais rapidez para encontrar o que necessita.

Clientes não voltam a lugares sujos. Mesmo quando eles são oficinas mecânicas.

Dias atrás entrei em uma loja de roupas em Buenos Aires e os provadores tinham as portas todas arrebentadas, sujas e descoloridas. Acham que comprei algo?

Mais ainda, você precisa se orgulhar de seu negócio, seja de seu pequeno restaurante ou de sua lavanderia ou marcenaria. Como se orgulhar de uma sujeira? Queira construir um país melhor, não somente um negócio.

Países limpos, de primeiro mundo, são feitos de negócios limpos, de primeiro mundo..

Deixe-me, porém, provocá-lo com uma só frase: Um negócio "bagunçado propositadamente" pode estar fazendo a coisa certa...isso mesmo! Existem provas suficientes para mostrar que uma prateleira incompleta, com "buracos causados pela falta de produtos" vende mais do que uma prateleira super arrumada, assim como peças de roupas (arrumadas) sobre o carpete de uma loja vendem mais do que aquelas na prateleira...Pense sobre as razões disto. Agora: esta é uma bagunça proposital, e não causada pelo desleixo, falta de consideração pelos clientes ou falta de higiene.

Abraços,

Felipe

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