terça-feira, 12 de outubro de 2010

Contadores com "C" maiúsculo

Contadores devem ser muito mais, e muito melhores, do que "um mal necessário".

Muitos empreendedores sentem somente no bolso, a cada mês, que seu contador existe. Aquele profissional ou empresa que foi contratada para cuidar da contabilidade tributária do seu negócio pode, e deve, fazer muito mais por sua empresa do que somente recolher notas fiscais, preparar guias de impostos ou cuidar da documentação oficial que seu negócio precisa (e precisa mesmo) ter.

Se você tem um contador que somente opera em "automático", e que quem nem mesmo conhece o seu negócio, acredite: está na hora de trocar por um melhor (e quem sabe um pouco mais caro).

Um contador, com "C" maiúsculo, deve ser um conselheiro fiscal e tributário.

Ao menos uma vez por mês você deve ter uma conversa com seu contador, e esta conversa precisa passar por tópicos como nível de faturamento, alocação de despesas e custos, contratações e demissões de pessoal, e outros assuntos que possam melhorar o desempenho de seu negócio.

Não falamos aqui da idéia de "evitar" impostos através da sonegação, ou fazer jogadas ilegais para evitar o fisco. Falamos de fazer tudo dentro da lei, para pagar o mínimo de tributos e evitar multas, custos adicionais, poder expandir o negócio, não ser pego por fiscais inescrupulosos e estar de bem com a sociedade.

Um bom contador deve ser capaz de fazer isto por sua empresa.

Se o seu contador está longe disto, não perca tempo: converse com ele, ou troque-o na primeira oportunidade (em geral no início do ano fiscal é melhor) por outro com o qual você tenha mais afinidade, e seja um profissional que esteja sempre bem informado e tenha real interesse de ajudar-lhe.

Abraços,

Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário