domingo, 13 de junho de 2010

Lei de defesa do consumidor

Olá!

A lei de defesa do consumir é um marco importantíssimo da democracia e para a melhoria do respeito que todos os empresários, pequenos e grandes, devem ter por seus clientes.

Claro, temos uma tendência natural em pensar que todas as leis são punitivas, e nos estão esperando "depois da curva da esquina" para nos prejudicar como empresários, porém, se você é um empresário de respeito você não deve interpretar a lei de defesa do consumidor como punitiva.

A lei de defesa do consumidor deve servir de guia. Sim, de guia para a preparação de suas propagandas, da forma da apresentação dos produtos e preços, da garantia da qualidade dos produtos, do seguimento das leis que protegem a saúde do cliente e protegem os direitos do cliente em receber aquilo que lhe foi prometido.

Quando você erra, e não cumpre a lei de defesa do consumidor por engano, não se preocupe. Sua consiência estará bem, desde que você conserte seu erro, admita a culpa, e resolva, integralmente, o problema do cliente, e entregue a ele o que ele realmente comprou.

Quando você erra por desconhecer a lei, você peca por falta.

Quando você erra propositadamente, intencionalmente, não vou comentar.

Tenho visto que a maior parte dos erros e descumprimentos da lei de defsa do consumidor pelas pequenas e médias empresas vem do desconhecimento da lei. Como você pode conhecê-la? É muito simples: compre um livro sobre a lei de defesa do consumidor em uma banca de revistas ou em uma livraria, ou mesmo acesse sites de internete como o da Fundação Procon:

http://www.procon.sp.com.br/

Em verdade, quase todos os estados têm bons sites sobre defesa do consumidor, mesmo com dicas e atitudes que extrapolam o código e mostram como você pode aproximar-se ainda mais de seus clientes, como o site do Procon do Distrito Federal em http://www.procon.df.com.br/ .

Leia o código. Marque no código os artigos que importam ao seu negócio (você verá que o código é genérico, mas que muitas leis se aplicam a todos os negócios e outras somente a alguns).

O formato (linguagem) da escrita do código do consumidor não é simples. É até um tanto rebuscada, mas não passe os olhos sobre a lei de forma displicente. Leia, releia e compreenda em especial os artigos que afetam diretamente seu negócio.

Exemplos de pequenas coisas, mas que fazem toda a diferença: produtos expostos em vitrines necessariamente precisam ter preço (de outra forma você estaria atraindo um consumidor de forma desproporcional para entrar em seu negócio, e ele poderia ficar constrangido por não comprar). Lacrar sacolas na entrada de lojas também é proibido (lei 5161), e pode virar caso de polícia...

Independentemente da lei, siga esta: nunca constranja um cliente, ou o coloque em uma situação de redução social, de preconceito ou desconfiança. Um exemplo: é normal que se verifique se notas de mais alto valor são verdadeiras, mas fazer isto deixará o cliente constrangido...Uma idéia é também verificar se as notas que voc~e está devolvendo como troco ao cliente também são verdadeiras (faça isto na frente do cliente, mesmo que já tenha feito antes); assim o cliente verá que foi tratado com respeito e equidade.

Orgulhe-se por seguir o código de defesa do consumidor, e de não tentar levar vantagem sempre. Isto lhe manterá no negócio por muito tempo, e fará com que a propaganda boca-a-boca sobre o seu negócio seja a melhor possível.

Abraços,

Felipe

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