terça-feira, 8 de junho de 2010

Segurança no trabalho

A segurança no trabalho, infelizmente, tem sido deixada de lado no Brasil.

Quando você viu alguém aplicar, ou aplicou em seu próprio negócio, um mínimo de ações para ter segurança em sua empresa? É...infelizmente são poucas as empresas que tem um excelente desempenho na prevenção de acidentes de trabalho.

Ainda pior... não conheço nenhum pequeno negócio que tenha políticas de melhoria de segurança do trabalho, e conheço poucos negócios de médio porte que têm. O tema segurança parece estar restrito às grandes empresas (e muitas delas falham de maneira triste...).

Não precisa ser assim! Não deve ser assim! Se você tem, para o seu negócio, idéias ou práticas para evitar acidentes de trabalho, parabéns.

Se você se considera um empresário de respeito, nunca aceite a possibilidade de que ocorram acidentes de trabalho em sua empresa. Nunca.

Qualquer meta de acidentes de trabalho deve ser zero. Nenhuma possibilidade de acidentes deve ser tolerada. Acidentes ocorrem? sim...assim mesmo, a meta de sua empresa, seja ela um pequeno bar, restaurante, lanchonete, academia de ginástica, farmácia, loja de roupas ou qualquer outro deve ser zero acidentes.

A prevenção de acidentes leva à manutenção de famílias felizes, pois a perda do trabalho, ou o afastamento dele, leva à diminuição do ser humano, quando não leva a situações piores como a invalidez para o trabalho, ou mesmo à morte.

Permita-me tentar convencê-lo do seguinte: não permita que nenhum funcionário realize tarefas perigosas sem a devida proteção. Máquinas devem ser desligadas toda a vez que uma situação perigosa ocorrer ou puder ocorrer.

Segurança é feita por três formas:

1. Eliminação de riscos potenciais (em máquinas e equipamentos, locais de trabalho, etc).
2. Eliminação das situações perigosas (ações que levem a potenciais acidentes ou deixem as pessoas expostas a acidentes).
3. Eliminação das atitudes que gerem riscos potenciais de acidentes.

A eliminação de riscos é feita de duas formas: Pela mudança (investimento) de locais, máquinas e situações de trabalho que levem a riscos, e através do exemplo do dono.

Se você tem qualquer dúvida sobre o que acabo de escrever, ou pensa que não pode "perder produção e vendas" por parar processos que levem a riscos de acidentes, pense novamente e reveja sua posição.

Segunda parte: a segurança no trabalho também inclui garantir a segurança de seus clientes enquanto eles estiverem dentro de sua empresa ou negócio. isto mesmo...pode ser um acontecimento raro, mas acidentes com clientes podem acontecer, e muito provavelmente sua empresa poderá ser responsabilizada por este acidente.

Evite: chão molhado, escorregadio, com óleo. Escadas sem proteção lateral e apoio para as mãos. Degraus sem identificação. Pisos em desnível. Tetos rebaixados onde se possa bater a cabeça. Pregos ou locais onde os clientes possam ser cortar ou ferir, etc. Lembre ainda que portas de vidro precisam, por lei, ter uma faixa amarela ou branca para identificá-las (o acidente de bater a cabeça contra a porta de vidro pode ser bem maior do que o "mico"...).

Deixe-me provocá-lo um pouco mais: as poucas empresas (em geral de grande porte) que tem áreas dedicadas à prevenção de acidentes, CIPA (comissão interna para a prevenção de acidentes de trabalho) somente colocam placas de aviso, ou fazem pequenas proteções. Precisamos mais do que isto. De forma muito simples, devemos eliminar as condições que podem gerar acidentes futuros, e em especial eliminar causas de "quase" acidentes. Abra seus olhos, e, com frequencia, verifique se não existem situações, atitudes ou condições no ambiente de trabalho que poderiam gerar acidentes, e as elimine.

Pense em seu negócio para proporcionar segurança aos seus funcionários e também aos seus clientes.

Lembre ainda que algumas ações sobre segurança de tabalho são obrigatórias para todos os estabelecimentos, incluindo meros escritórios, como equipamento para proteção contra incêndios, existência de saídas de emergência e outros.

Você deve ler (na internet você enconta) e adequar-se ao menos às seguintes NRs (normas reguladoras):

NR 5: comissão interna de prevenção de acidentes de trablho (para empresas acima de 7 funcionários).
NR 6: equipamento de proteção individual.
NR 7: PCMSO (programa de controle médico e saúde ocupacional).
NR 9: PPRA (programa de prevenção de riscos ambintais).
NR 17: ergonomia.
NR 23: proteção contra incêndios.
NR 26: sinalzação de segurança.

Verifique ainda, em seu município, se a lei que exige a identificação de portas e vitrines de vidro com uma faixa de identificação foi regulamentada. Se ela foi, e você não tiver estas faixas poderá ser multado. Não entrarei no embate entre aqueles que são contra ou a favor da colocação destas faixas nas vitrines, ou sua influência potencial na perda de vendas ou perda da beleza das vitrines. Ainda assim, nada substitui a vida e a segurança das pessoas, então...

Os seres humanos não são substituíveis. Se você pensa que eles são substituíveis, perdoe a franqueza, mas nunca será um empresário de respeito, e estará vivendo em um mundo dos anos 1950...bem distante do nossos dias.

2 comentários:

  1. lei que regulamenta alerta contra acidentes com portas de vidro

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  2. Bem lembrado, Lucinéia!
    Muitos municípios brasileiros já regulamentaram a lei que exige tarjas de identificação em portas e vitrines de vidro.
    Entre estes municípios estão São Paulo e Rio de Janeiro.
    Também adicionei seu comentário á parte principal do blog.
    Obrigado!

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