quinta-feira, 3 de junho de 2010

Português, inglês, espanhol...

Olá,

Educação é fundamental. provavelmente nenhum de nós duvidaria ou argumentaria contra a educação e sobre a sua importância crucial na construção de um amanhã melhor, com mais desenvolvimento e mais estabilidade social.

Desta maneira, sou um advogado na defesa da educação nas pequenas e médias empresas também. Muitas pessoas precisam de um pequeno "empurrãzinho" para continuar seus estudos, completar o primeiro grau, segundo e a faculdade, e esta ajuda pode, sim, vir do seu negócio.

Esta ajuda pode ser financeira, algumas vezes com possibilidade de descontar os gastos com educação do imposto de renda a pagar da empresa, e também pode ser com apoio emocional e de motivação.

Agora, de uma forma mais "mundana", gostaria de lembrar da influência dos erros de grafia (escrita) e comunicação nos negócios: errar concordâncias, tempos verbais ou mesmo a forma de escrever palavras, em especial em português, é um problema grave. Estes erros levam a uma percepção, pelo público, de perda de qualidade, de falta de sensibilidade e de educação que depreciam o negócio.

Os erros podem ser simples:

Erros de grafia, do tipo aguia ao invés de agulha, farmacia ao invés de farmácia, com acento, etc, etc.

Erros de concordância (esses machucam os ouvidos...) do tipo "uma caixa de ovo", " duas dúzia de maçã", "trocar dois pneu", etc,etc.

Pleonasmos, que são as repetições de coisas óbvias do tipo: subir para cima, falar para fora...

Nas comunicações por escrito (cartazes, avisos, panfletos de propaganda, etc) e nas comunicações orais (autofalantes, microfones, etc), não podemos cometer estes erros, e se eles forem cometidos devem ser corrigidos prontamente.

Ainda pior quando tentamos nos comunicar em inglês, espanhol ou outra lingua, que não o português. Neste caso, nunca coloque um cartaz ou fale algo sem antes ter confirmado uma pessoa que tem a lingua estrangeira como sua lingua materna. Acredite: o espanhol e inglês ensinados em nossas escolas públicas são insuficientes e nos levam a erros facilmente.

Todos erramos, não? claro! mas é por isso que reviso este blog em busca de erros de português todo o tempo. Falar e ecrever com perfeição nossa lingua é defender nosso futuro como país.

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário