domingo, 5 de dezembro de 2010

Comissões sobre vendas ou desempenho

É muito natural, para todos nós, pensarmos em oferecer comissões a vendedores quando falamos sobre maneiras de aumentar ou manter em grau elevado as vendas de um negócio.

Porém, antes de falar mais especificamente sobre comissões, gostaria de mostrar-lhe quando devemos e quando não devemos pagar comissões sobre vendas.

É bastante simples, na verdade:

Não devemos pagar comissões (ou não faz efeito pagar comissões, se preferir) quando as vendas de um negócio são estáveis, ou não podem crescer de forma significativa, ou quando as vendas do negocio não dependem da ão direta dos vendedores.

Quanto mais as vendas puderem crescer em função de estímulos aos vendedores, mais precisamos pensar em pagar comissões de vendas. Quanto menor diferença em vendas fizer se pagamos ou não comissões, mais possível que não tenhamos (devamos) pagar comissões sobre vendas.

Nossas vendas, porém, podem ser aumentadas de duas formas: vendendo-se para mais clientes ou vendendo mais para o mesmos clientes (recompra, fidelização).

Alguns exemplos simples de quando pagar ou não comissões sobre vendas:

Uma lavanderia provavelmente não deve pagar comissões, pois seus vendedores (balconistas) possivelmente não tem como aumentar vendas, nem buscar mas clientes, nem vender mais par um cliente que está na loja.

Uma fábrica que vende somente para um cliente, e tem grande participação neste cliente, possivelmente não deve pagar comissões também.

Por outro lado, uma pequena empresa que vende cestas de café-da-manhã através de telemarkting possivelmente se beneficiaria muito em oferecer comissões para seus vendedores.

Lojas de shopping centers, em sua maioria, pagam comissões; pois seus vendedores têm a chance, em cada venda, de procurar vender mais para um mesmo cliente.

Um passo adiante: se você pensa que sua empresa se beneficiaria oferecendo comissões sobre vendas para seus funcionários, algumas perguntas surgem... Qual percentual? Percentual fixo? Ou pagar um valor fixo? Qual a forma de pagamento? Qual a forma de trabalho dos funcionários para receberem comissões?

O percentual a ser pago sobre vendas depende basicamente de dois fatores:
a) A margem de lucro atual dos produtos que você vende.
b) O feito que o percentual de comissão fará na motivação de seus funcionários.

Exemplos: Se a margem de lucro que você tem ao vender um amortecedor para carros é de 5%, pagar 5% de comissão aos vendedores levará seu lucro para zero...claro, você não pode fazer isto. Ainda, se você der ao vendedor uma comissão de 1% sobre o valor do amortecedor, o amortecedor for vendido a R$ 500, e o salário do vendedor é de R$ 1000, o efeito de cada amortecedor vendido, nos ganhos do vendedor, será de R$ 5. Se ele vender 20 amortecedores ao mês ele terá uma renda extra de R$100, ou 10% de seu salário, o que é muito bom, e parece estar no nível certo.

Outra fora de calcular o % de comissão é estimando as vendas que serão geradas, e do efeito sobre a satisfação e salário de seu funcionário. Exemplo: você contratou um novo vendedor, para poder atender mais clientes do que anteriormente. você calcula (estima) que o aumento de vendas será de R$ 5000,00 por mês. O funcionário tem uma salário de R$ 1000,00. Se você lhe pagar um comissão de 1% o efeito na motivação será pequeno, pois o salário dele aumentará em R$ 50,00. Se você pagar 5% de comissão ela será de R$ 250,00 e já faz uma boa diferença...

E o percentual, deve ser fixo ou variável? Primeiro, quero que você se lembre do seguinte: se você variar de forma decrescente o percentual sobre vendas, estará fazendo a coisa errada... Quero dizer: se pra uma venda de R$100, você paga a seu vendedor uma comissão de 5%, e para uma venda de R$ 1000 você paga 3%, o vendedor pensará que está sendo enganado por você, ou que você é "mão-de-vaca"...Pague, neste caso, 3% para vendas de R$ 100, e 4% para vendas de R$ 1000, e você motivará de forma melhor seus vendedores.

É importante saber, antes de calcular o percentual de comissão que você oferecerá que, dependendo do salário de seus vendedores, pode existir uma "zona de conforto", além da qual os vendedores pararão de se esforçar.

Psicologicamente funciona assim: se um vendedor seu ganha R$ 1000 ao mês, e consegue, sem muito esforço, atingir comissões que façam ele ganhar R$2000, ele pode não querer tentar se esforçar para ganhar R$ 2100, especialmente se pare ele R$2000 são visos como um bom salário. Isto ocorre em especial quando os percentuais de comissões são muito altos, ou o salário base do vendedor já é alto.

Pagar uma comissão "fixa" também pode ser uma opção. Por exemplo, você paga ao vendedor R$ 5 para cada venda realizada, independente do valor da venda.

Pense sobre os prós e contras deste formato diferente. A melhor forma de pagamento é aquela que motiva mais seu funcionário e não complica seu fluxo de caixa. Por exemplo: pagar comissões todos os dias pode esvaziar o caixa da empresa, e pode motivar (positiva ou por vezes negativamente, se ele se acomodar com o dinheiro extra) o funcionário.

Avalie o melhor modelo e converse com os funcionários para garantir a máxima motivação.

E a forma de implementar o pagamento de comissões entre os funcionários? Aqui você precisa levar em consideração dois efeitos:

a) Se você quer ou não gerar competição entre os funcionários.
b) Se ao motivar alguns funcionários você não desmotivará outros.

Por exemplo: nas lojas de shoppings os vendedores geralmente se revezam para atender clientes. Se o vendedor não consegue vender para "o seu cliente", ele perde a vez (além da comissão). Isto gera uma competição enorme entre os vendedores, e um desgaste também enorme entre os funcionários, ou mesmo que eles fiquem falando entre si que fulano "teve sorte em vender muito".

Se você quer um ambiente mais saudável, divida a comissão para todos, faça treinamentos de como abordar clientes, e, eventualmente, demita os vendedores fracos ou que ficam recebendo comissões às custas dos outros vendedores.

Pagar comissões para vendedores em uma área do negócio, como por exemplo pagar somente pra os balconistas que vendem material elétrico e não pagar para quem vende material de pintura, pode gerar grandes problemas, inclusive legais, e descontentamento entre seus funcionários.

Outras três colocações:

1. Se você mantiver uma política de comissões, sempre tenha documentos assinados por seus funcionários aceitando esta política. Vendedores comissionados, em especial, que não tenham contrato assinado destancando o fato terão direitos judiciais.
2. Não faça mudanças radicais na política de comissões de forma muito frequente, pois seus funcionários podem deixar de entender a política de comissões e perder o foco em vendas.
3. Se as comissões, por alguma "acaso" (ou não) forem sempre as mesmas, todos os meses, para um certo funcionário, haverá forma de demonstrar judicialmente que a comissão na verdade é parte do salário. Comissão é para variar com o desempenho, e não para substituir saláro.

Lembre ainda que todos os encargos trabalhistas devem incorrer também sobre o valor das comissões pagas (ferias, etc). Em geral, são pagas comissões sobre o faturamento total das vendas (com ipostos inclusos), pois esta é a forma mais fácil de controlar pelo funcinário. Se você quiser calcular comissões sobre as vendas líquidas (com os impostos descontados), pode; mas poderá deixar o seu funcionário desconfiado, ou obrigá-lo a fazer cálculos, e isto é o que você não quer: um funcionáro que, ao invés de estar feliz, fica controlando o que esta acontecendo com a comissão dele.

A questão da "super-comisão", ou comissão desproporcional: Comissões devem ser incentivos, e não (absolutamente não!) formas de enriquecer seus funcionários (ou representantes, etc) ou levá-los a uma situação de conforto desproporcional. Por quê? Porque o conforto desproporcional leva ao descaso e o descaso leva à inatividade profissional.

Deixe-me falar seriamente com você: por muitas vezes (muitas mesmo, em especial em grandes empresas) vi comissões enormes serem pagas mensalmente. Valores que poderim pagar o salário com encargos de 10 ou mais funcionários todos os meses. Estas comissões em geral são ou usadas para "comprar" e dar propina à compradores (e isto é inadmissível, além de crime) ou são fruto do descontrole dos gerentes e diretores/donosdos negócios. Se você tem pessoas recebendo super-comissões em seu negócio não pense duas vezes: demíta-os.

Faça sempre os cálculos do valor das comissões, mesmo futuras. Por exemplo: tempos atrás recebi um questionamento se um funcionário que recebe R$ 5 mil ao mês poderia ter uma comissão (mesmo que eventual) de R$ 100 mil (isto mesmo!). A resposta é não. Nos casos e que a comissão calculada ou estimada for alta frente ao salário ou valor normal de mercado, um "sininho" deve tocar na sua orelha e dizer que algo está errado. neste caso do funcionário que ganha R$ 5 mil e receberia comissão de R$ 100 mil, o valor da comisão é tão alto que este somente pderia ocorrer se o feito do funcionário fosse incrível. Neste caso, o salário dele não deveria ser de R$ 5 mil, mas de R$ 20 mil, pois este não é um funcionário comum, e pagando um salário pequeno, você o perderá.

Recapitulando:

a) Pague comissões somente se um desempenho maior levar a maior lucro e a mais vendas.
b) O valor correto das comissões é aquele que, ao mesmo tempo: motiva o funcionário, parece justo ao funcionário e não destrói o lucro da empresa.
c) Pague comissões às pessoas que trazem resultados. Não pague a quem não traz resultado. Se você não agir asim criará dúvidas nas mentes das pessoas, que não saberão se você premia a todos ou somente aos que melhor se desempenham.

Uma lembrança menos comum é de que comissões podem ser pagas também sobre outros aspectos do negócio: aumento da satisfação dos clientes com o atendimento, qualidade dos produtos produzidos, por aumento das vendas com dinheiro ou com reduzido prazo de pagamento, por clientes que retornam ao meu negócio par comprar novamente, etc.

Ainda: retirar dos funcionários uma comissão já estabelecida é uma experiência traumática. Não faça isto, a menos que você realmente precise (por exemplo, para melhorar as chances de sobrevivência da empresa em tempos de dificuldades financeiras). A retirada das comissões em geral gera revolta entre os funcionários. Somente faça isto explicando muito bem aos seus funcionários os motivos. Ainda assim, pode ser que seja necessário trocar parte de sua equipe, se ela não conseguir "superar o trauma".

Pense nisto, e construa um ambiente de trabalho motivador para todos. Quando a comissã é paga para terciros (empresas ou indivíduos que nõ tabalham diretamente para ou com você) o uso de comissões deve ser mais contolado.

O pagamento de comissões a outros gera uma certa dependência. Ela funciona quase como propina. Sem a comissão o terceiro se desmotivará rapidamente e não mais o ajudará. Se a comissão é retirada ou reduzida o terceiro se sentirá abandonado. Ainda pior, como o terceiro não trabalha diretamente para você será muito coplicado medir se o pagamento de comissões leva ou não a um aumento de vendas (condição básica para o pagameno de comissões é o aumento de vendas...). Somente pague comissões a terceiros não ligados à sua empresa quando for absolutamente importante (veja o comentário feito abaixo por um leitor de nosso blog).

Ainda em tempo: comentando e-mails que e foram enviados e não postados no Blog, é muito incomum ter-se um lista de comissões "médias" pagas a um certo mercado qualquer. Quando você precisa, ou quer ter uma idéia das comissões pagas por um certo segmento de mercado a sua melhor saída são os encontos da associação brasileira de sua categoria. Muitas associações mantém encontros regulares, nos quais este tipo de informação pode ser discutido, já que não infringe as leis de concorrência leal ou de formação de cartéis. Converse com eles!

A legislação brasileira também permite que sejam excluidos (retirados do valor das vendas totais) o ICMSe o IPI pra os cálculos de comissões, desde que isto tenha sido acordado com o funcionário e conste de seu contrato de trabalho (veja nos comentários mais detalhes). Comissões pagas a representantes são um caso à parte. Escreverei sobre isto em outra postagem, somente sobre representação comercial.

Abraços!

Felipe

27 comentários:

  1. olá,
    tenho uma empresa de transporte executivo,estou precisando motivar os agentes que passam a solitação de serviços,onde está a minha dificuldade o quanto estipular?Por exemplo a cada solitação com impostos meu ganho e de 45,00 meus impostos inicia de 12%,quanto posso pagar a eles?

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  2. Olá, Zezinho!
    O seu exemplo é, em verdade, uma combinação de dois tópicos de administração, mas mais simples do que você imagina: o percentual de comissão adequado e ponto de equilibrio (que você pode também olhar, se quiser, no blog, ou mesmo na internet).
    Vamos lá: primeiro vamos estabelecer os limites máximo e mínimo da comissão aos agentes.
    O mínimo é óbvio: zero. Você não paga comissões, mas também não aumenta sua demanda pelo serviço...(me aguente por enquanto, saio com umas piadinhas para descontrair e evitar cálculos que possam parecer complexos e não são).
    O máximo de comissão é R$ 45 menos 12% de impostos: R$45 x (100%-12%) = R$ R$39,60.
    A teoria diz que, se o seu luco for zero, a sua demanda será máxima (não infinita,mas a maior possível).
    Claro, você não quer ter lucro zero.
    Você tem então, uma curva, que quanto maior a comissão (entre R$0 e R$39,60)mais serviços você terá.
    Minha proposta é que você teste, a cada mês (e diga aos agentes que vai testar!) comisões que vão aumentar (só não diga para os agentes quais sao seus limites).
    Começe oferecendo R$ 5 de comissão. Seu lucro máximo será, de R$ 24,60 (39,60 menos 5).
    Conte então quantos serviços a mais você teve (somente serviços a mais, e não o total),tirando do cálculo qualquer evento incomum (exemplo: seu número de serviços aumentou porque houve uma convenção, e não porque os agentes gostaram da comissão).
    No seguinte Mês, ofereça R$ 7,00 (em verdade, você define os valores, somente estou dando idéias). Conte novamente o número de serviços, da mesma forma.
    Vá aumentando aos poucos, até você perceber que o aumento da comissão não faz mais efeito no número de serviços, ou que você chegou ao eu próprio limite (você gostaria de, por exemplo, dar R$ 20 de comissão??).
    Desta forma você encontrará a comissão correta, e o fará aumentando a comissão (ninguém gosta de ver sua comissão reduzida, pois isto deprecia o tabalho desta pessoa).
    Pronto.
    De forma mais difícil funcina assim: faça uma gráfico lucro x quantidade de novos serviços. Desenhe uma curva onde você aumenta a comissão (reduz o lucro) e aumenta o número de serviços. Desenhe outra curva, no mesmo gráfico, onde você tem o número de serviços e seu lucro real. Onde elas se encontrarem está seu ponto de equilibrio (máximo lucro).
    Muito boa sorte, e abraços!
    Se precisar trocar mais idéas, será um prazer.
    Felipe

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  3. Olá, trabalho num operadora de saúde, e minha função é efetuar pagamentos de comissões para as corretoras, atualmente usamos o sistema javé nessi, mas tenho algumas dificuldades de controlar as comissões por esse sistema, pois ele só me gera relatórios, mas o gerenciamentos dessas comissões não consigo ter, então a medida que usei é controlar manualmente.
    Você teria uma medida melhor para que eu consiga controlar os pagamentos de comissões?

    Leila - 03/03/2011

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  4. Olá, Leila!
    Por meu conhecimento, o sistema Javé Nessí é um sistema de informatização como muitos outros (SAP, Microsiga, etc), quem sabe um pouco mais dedicado ao sistema de saúde.
    Não tenho idéia de quantas comissões vocês pagam mensalmente, de forma que meus comentários serão bem genéricos.
    Você tem algumas escolhas interessantes:
    1) A melhor, quem sabe a mais cara: verificar se a própria Javé não tem um módulo melhor sobre controle de pagamentos e contas a pagar ou mesmo de bancos, que possa ajudar você a controlar as comissões.
    2) Você pode, ainda, consultar a Javé sobre a possibilidade de desenvolver um módulo especial de controle para você. Isto seria uma customização.
    3) Você pode continuar com o Excel ou parecido, mas parece que você não está gostando muito disto...
    4) Você pode usar outros softwares da própria Microsoft ou Apple, mas terá que estudar um pouco, como um Access (isto também pode levar você a aprender algo novo, o que sempre é bem legal).
    5) Você pode, finalmente, pedir a um bom programador de softwares (você os encontra com facilidade como estudantes de universidades em cursos de ciência da computação) e pedir (contra um pagamento) que esta pessoa desenvolva para você um pequeno sistema que posa rodar em paralelo, ou à parte, do Javé.

    De qualquer forma, busque sistemas que diminuam sua digitação, e que com pequenos toques levem você a ter relatórios gerenciais que possa ser realmente utilizados.

    Isto é muito importante: a existência de um banco de dados é supérflua caso você não o use para tomar decisões. A única serventia do sistema seria o do controle formal (inclusive para fins legais e jurídicos) dos pagamentos, o que é, claro, necesário, porém pouco faz para melhorar o desempenho da sua empresa...

    Se precisar mais detalhes, envie um e-mail.

    Abraços!

    Felipe

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  5. ola, amigo me da uma força ? existira uma forma de calcular quanto meu vendedor deve vender para pagar a si mesmo? ex: o vendedor me custa X anual , ele deve vender Y com Z% de margem de lucro ??? abraço

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  6. Olá, Rafael!

    Espero que minha respota seja facilmente entendível:

    1) Contratar um vendedor para que ele gere somente o lucro necessário para se pagar é, e verdade, somente uma boa ação social (e isto não é necessariamente ruim!).

    Então, primeiramente, tenha o seguinte em mente: A "meta" aceitável mundialmente para definir o desempenho de um vendedor como sendo muito bom é de que ele deve gerar dez (10) vezes mais lucro do que seu custo total.

    Primeiros cálculos:

    Menor venda líquida (VL) possível pra que o vendedor se pague:

    Salário mensal: o salário do vendedor, sem comissão.
    Encargos de 102% (INSS, etc).Pode variar no ramo de atividade.
    13 salários por ano.
    C = % de comisão sobre as vendas (pode ser zero).
    M = margem de lucro líquido média ds vendas.
    CE = Despesas extras anuais (celular, combustível, etc).


    VL=[(salário mensal X 2,02 x 13*(1+C)) / M] +CE

    Um exemplo:
    salário de R$ 1000,00
    comissão de 5%
    lucro médio de 30%
    Custos extras de $ 10 mil

    VL=[(1000*2,02 x 13 * (1+5%)) / 30%]+10000 = R$101.910

    O ideal, no entanto, é que o vendedo gerasse vndas de R$ 1 milhão por ano.

    Qualquer valor acima de R$ 101 mil, no entanto, paga o salário anual total do vendedor.

    O que se precisa considerar é o salário com topos os encargos e outras despesas.

    Estou ao seu dispor e deixo um abraço,

    Felipe

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  7. Caro Felipe,

    Temos uma empresa de material esportivo e pagamos uma comissão de 2% para os vendedores internos da empresa e sobre esta comissão incidem impostos. Favor nos informar, descrevendo em detalhes todos os impostos incidentes sobre esta comissão, uma vez que estamos tendo problemas internos quanto a este cálculo. Atenciosamente,

    Acácio Fonseca
    FRI Indústria e Comércio
    Tel: 31.3484.0111 e 31.8519.1473
    Rua Juiz de Fora, 248, Lt A, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP:30.180-060

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  8. Estimado Acácio,
    como você se refere a impostos, imagino que esteja fazendo alusão as impostos incidindo sobre a venda dos produtos. Se assim for, existe legislação que define que você pode retirar do cálculo da comissão dois impostos: IPI e ICMS. Como você tem uma loja, não há IPI. Isto quer dizer que na verdade você poderia pegar suas vendas totais e retirar o ICMS para então pagar os 2% aos funcionários. Porém, este acordo deve estar escrito no contrato de trabalho de seus vendedores.

    Esta legislação pode ser encontrada no seguinte link: http://fortes.adv.br/pt-BR/conteudo/noticias/85/tst-define-que-comissao-pode-ser-paga-com-a-deducao-de-ipi-e-icms.aspx.

    Um outro link interessante é: http://buenoecostanze.adv.br/index.php?option=com_content&task=view&id=540&Itemid=79.
    Desta forma, O ISS, PIS, Cofins e até mesmo o IRPJ incidem e não podem ser retirados do valor das vendas para o cálculo da comissão.
    Lembre que, além disto, todos os encargos sociais, incluindo férias e décimo-terceiro devem ser calculados levando em conta o valor do salário com comissão inclusa.
    Um abraço a todos em Minas Gerais,
    Felipe

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  9. ola felipe , estou recorrendo aos seus conhecimentos mais uma vez, fiz uma formula para calcular juros compostos ok, minha duvida é a seguinte vou demonstrar em um exemplo pratico, digamos que eu venda um produto a 1000,00, taxa de juros de 2,59% a.m, prazo para quitação em 8 meses ok entao eu uso a formula de juros composto para chegar ao valor final do produto, mas se o cliente quitar esse debito antes do prazo de vencimento como eu podeira fazer para ficar pratico no excel para dar o desconto do pagamento antecipado? aproveitando e agradecendo sua colaboração na vez passada grade abraço e parabens pelo trabalho.

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  10. Olá, Rafael!
    A fórmula de cálculo de juros compostos é uma velha conhecida:

    VF = VP * (1+i)^n
    onde:
    VF = Valor futuro
    VP = Valor presente (inicial)
    i = taxa de juros em %, para cada período.
    n = número de periodos

    O clinte que iria pagar em 8 meses, pagaria, no total:
    VF = 1000 * (1+2,59%)^8
    VF = 1000 * (1,0259)^8
    VF = 1226,98
    Este valor você iria dividir por 8, pra dar as parcelas mensais.

    Agora, você comenta que quer dar um desconto proporcional se o cliente pagar antes do final.

    A fórmula será feita por diferença. Se ele pagar no terceiro mês, ele deveria pagar:

    VF = VP * (1+i)^n
    VF = 1000 * (1+2,59%)^3 (para o terceiro mês)
    VF = 1079,72

    A diferença que você poderia dar ao cliente, de desconto, é: R$ 1226,98 - 1079,72 = 147,26

    No Excel, para poder varia o mês. Deixe indicado nas fórmulas. Crie também uma célula onde você pode colocar o mês em que o cliente vai pagar:

    Valor inicial 1000
    Taxa de juros 2,59%
    Número de meses para pagar 8
    Mês em que o cliente quitou 3

    Se os valores estiverem nas células B1, B2, B3, B4...:

    Digite as fórmulas: =B1*(1+B2)^B3 e = B1*(1+B2)^B4, depois é só fazer a diferença:

    VF normal 1226,987783
    VF pagando antecipadamente 1079,729804
    Diferença 147,257979

    Abraços,

    Felipe

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  11. vamos iniciar trabalho com representante comercial e não sabemos por onde começar sei que a comissão paga é de 5% sobre a venda (valor sem IPI).... pode nos dar uma mão
    Ferreira

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  12. Olá, Ferreira,
    perdão por demorar em responder.
    você não passou nenhuma informação relevante sobre seu negócio, então o que escrevo é uma aproximação.
    Passos básicos iniciais:
    1) Verifique se realmente há retorno do investimento de 5% de comissão em vendas.
    2) Verifique se seu produto ou serviço pode pagar (tem margem) estas comissão.
    3) veja se você pode aumentar seu preço para absorber esta comissão, fazendo com que você não perca margem.
    4) Verifique quem será seu representante, se esta pessoa é bem relacionada, bem quista, e conhecida pelos clientes potenciais. Não contrate desconhecidos sem referências.
    5) Prepare um contrato de representação (você pode falar com seu contador ou advogado sobre isto). Este contrato deve, no mínimo:
    5.1) Garantir que o representante não é exclusivo (de outra forma cria-se vínculo empregatício).
    5.2) Que o contrato não é por tempo indeterminado, e o prazo para que acabe é de, no máximo, 3 anos.
    5.3) Que exista um cláusula de desempenho do representante, e que se não for cumprida leva ao fim do contrato (quantidade de vendas, mínimo de atividade, etc).
    6) Realize reuniões mensais com o representante, para avaliar seu desempenho.

    Muita sorte!

    Felipe

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  13. Ola, Felipe,
    Tenho uma loja de volantes automotivo e pago para os vendedores salario fixo de R$ 1.000,00 mes para cada, mais R$ 10,00 de almoço e gasolina por minha conta que fica em torno de R$ 20,00 por dia para instalação dos volantes em lojas de automoveis, eu vendo cada volante a R$ 40,00 a base de troca, cada vendedor vende 25 volantes por semana, ou seja, gasto R$ 400,00 por semana com cada vendedor, e pego R$ 600,00 cada semana com cada vendedor dai a minha pergunta?
    Como eu faço para em vez de pagar salario fixo pagar comissão? ou salario fixo menor e uma porcentagem de comissão. A minha ideia é aumentar as vendas e não pagar salario fixo e sim um fixo menor e comissões para não diminuir o salario deles e sim incentivar a vender mais para conseguir um salario bom e não ganhar de mão beijada como esta acontecendo atualmente.
    Um grande abraço, desde ja agradeço.

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  14. Estimado Márcio,
    por motivos alheios à minha vontade fiquei muito tempo sem acessar meu blog.
    Ainda assim, espero que esta resposta tardia seja de valia para você o outros leitores:

    Me parece que você tem algumas questões a serem resolvidas:

    - Seus vendedores podem mesmo vender mais do que 25 volantes por semana (questão de tempo, etc)? Vamos considerar que sim, podem. Se a resposta for não, não é possível venderem mais, então você deve trocar aqueles vendeodres que estão muito transquilos e contratar novos para expandir as vendas.
    - A questão do salário fixo atual: produre um advogado amigo seu. É provável que você não possa deixar de pagar da forma atual a menos que faça um novo contrato com seus vendeodres (ainda assim, haverá risco de ação trabalhista futura). Se você se sente "na mão" de seus vendedores, começe a trocá-los, lentamente.
    - Vamos ver agora a melhor situação: você pode aumentar as vendas, seus vendedores estão OK e você está satisfeito com cada um deles. Então você deve manter (sim, manter) o salário base (pois de outra forma a moral da equipe vai cair, e o desempenho também), e oferecer uma comissão extra (prepare contrato para distribuir esta comissão sobre vendas, pois ela pode se transformar em salário no futuro, veja um advogado).

    A comissão precisa fazer uma certa diferença nos ganhos, para ser atrativa.

    Minha propsta seria a seguinte (como o custo de almoço e combustível não aumenta no dia, quanto mais você vender, melhor):

    10% de comissão por volante ACIMA de uma meta (você pode colocar a meta em 25, que é o normal). Para cada volante a mais vendido o vendedor leva 10% (ou seja R$ 4,00).

    Se ele passar a vender 40 por semana ter:
    (40-25)*4*R$4 = R$240 / mês extras
    Um aumento bem razoável, de cerca de 25% em seu salário.

    Faça algumas simulações! experiemente uma pequena tabela onde você varia o % da comissão e a quantidade extra de volantes que eles conseguirão vender.

    Também não é má idéia conversar abertamente com seus vendedores, e dizer para eles de suas idéias. Eles poderão lhe trazer opiniões importantes, e dizerem para você com que tipo de comissão estariam satisfeitos (então você faz nova simulação).

    Tudo de bom para você,
    Felipe

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  15. Boa tarde Felipe,
    Foi decidido por nós que apartir de janeiro de 2013 iremos começar a trabalhar com comissão em nossa loja. Minha dúvida é a seguinte:
    Minha empresa é uma loja que vende apenas papéis de parede, o funcionário atende apenas internamente, não fará atendimento externo.
    O salário fixo do Funcionário é de R$ 1.100, e nossos produtos (rolo de papel) tem custo em media de R$350,00. Estou pensando em pagar 3% de comissão no faturamento total(sem descontos de impostos) em cada produto vendido. Para isso preciso aumentar o preço de venda do meu produto, pois não tenho essa margem nele, temos apenas uma margem de 6% de desconto caso a venda for à vista ou em quantidade. Se eu pagar 3% de comissão ao meu funcionário, quanto seria a porcentagem que devo agregar no preço do meu produto? Pois essa porcentagem irá também ter encargos na folha de pagamento.

    Adorei seu Blog e desde já te agradeço a atenção.

    Att.,
    Iara

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  16. Olá, Iara!

    Tenho algumas considerações interessantes (lembre que não conheço seu negócio...):

    Como seus vendedores são internos, o real trabalho deles é vender para os clientes que entram na loja. Lembre do processo de AIDA de compras: Se o cliente entrou na loja o interese já existe. Desta forma, aconselho você a também desenvolver pequenos treinamentos com os vendedores para aumentar a capacidade deles de convencer os clientes a comprar.

    Imagino ainda que um cliente que venha à sua loja para decorar sua casa com papel de parede não compre nem mais, nem menos, papel que ele precisa (se ele tem 100m2 para cobrir, ele não irá comprar nem 90m2 nem 120m2...).

    Quanto à margem de seu produto: aumente os preços e inclua a comissão (ou mais).

    Lembre que não há comparativo direto para o valor de um papel de parede. Eu por exemplo, somente poderia comparar o custo de um papel de parede com o custo de uma tinta...então, se eu quisesse um papel de parece (por mil razões um papel de parede é melhor que a tinta, e isto você conhecesse muito bem) eu não veria diferença entre pagar R$ 10 o m2 ou R$ 11.

    Coloque, então, a comissão dos vendedores no preço.

    Agora vem o mais interessante: não pague comissão diferente a cada um de seus vendedores (do tipo quem vendeu mais, ganha mais) !!

    Pague a mesma!

    Defina metas de vendas que sejam factíveis e possam ser atingidas para o mês. Some a venda de todos os vendedores e divida a comissão igualmente.

    Neste formato você rapidamente verá quem precisa ser mais treinado entre seus vendedores, poderá pedir para que os vendedores melhores ensinem os mais"fracos" e manterá a equipe extremamente motivada para vender para todos os clientes que entram em sua loja.

    Se eu vendeor estiver tranquilo demais, e não se esforçar para ajudar o time, troque. isto mandará uma mensagem fortíssim a quem fica, de confiança, e de que você está vendo quem se esforça.

    Penso que 3% é boa comissão, porém faça os cálculos de quanto isto potencialmente adicionará aos salários. Se o salário for de R$ 1100 para R$1150 é pouco. Se passar para R$ 3 mil, quem sabe seja demais.

    Tudo de bom!

    Felipe

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  17. Olá Felipe,

    Após anos de atuação na iniciativa privada, vou atuar como PJ para uma empresa de consultoria e terei um variável por cada contrato e projeto ganho. Considerando a variação de valores de cada proposta comercial, qual é o principio ou caminho para estipular o percentual para esse tipo de negócio?

    obrigado
    Vinicius

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  18. Olá!

    Muitas variáveis estão em jogo, porém, para simplificar, direi o seguinte:

    Você deve ter um objetivo de quanto quer receber (após impostos) pelo seu trabalho.

    Digamos que o valor seja de R$ 10 mil por mês (ou coloque aqui o valor que você gostaria de receber).

    Também não sei se você terá um valor fixo a receber, mais as comissões.

    Digamos que você receba R$ 5 mil fixos.

    Faltam então R$ 5 mil para que você atinja os R$ 10 mil.

    Digamos que um projeto possa demorar 3 meses para ser completado, e que o projeto gera um fauramento de R$ 300 mil para a empresa.

    Então, como você precisa de R$ 15 mil (R$ 5 mil, por 3 meses), o percentual de comissão seria de:
    R$ 15 mil / R$ 300 mil * 100 = 5%.


    Outro exemplo:

    Você quer receber R$ 20 mil por mês.
    O contrato que você fechou (ou potencialmente fechará) vai gerar R$ 1 milhão para a empresa).
    Você somente fechará um projeto a cada 6 meses.
    Você não tem fixo.

    Teríamos:

    R$ 1.000.000 x % comissão = R$ 20.000 x 6
    % comissão = 8,3%.

    Espero ter contrubuído para seu pensamento!

    Abraços,

    Felipe

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  19. Olá Felipe, parabéns pelo blog.

    Não sou administrador nem contador, mas sou analista de sistemas e por isso preciso ter alguns conhecimentos básicos dessas áreas.

    Bom, minha dúvida é mais um pedido de opinião. Temos um sistema de gerenciamento (para lojas, mercados e etc) e pretendo criar um módulo novo de comissões.

    Como cada cliente paga comissões de uma maneira diferente, te pergunto, quais seriam os principais tipos de comissionamentos que deveria prever no meu sistema ?

    Hoje temos apenas % sobre vendas por vendedor.

    Obrigado, Geferson.

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  20. Olá! Como está?
    Sua pergunta é interessante, e problemática para ser respondida pois o software de vocês pode ser utilizado por uma enorme quantidade de negócios distintos.
    Pense no seguinte: comissões são pagas para motivar vendas (meio óbvio, não?).
    Porém, qualquer forma que vocês perceberem que podem aumentar vendas é potencialmente um formato a ser programado em seus sistemas.
    Exemplos, além da comissão sobre vendas:
    - Comissão por novo cliente (em geral paga somente uma vez).
    - Comissão pelo retorno de um cliente (fidelização).
    - Comissão por venda de produtos que não estão em promoção (vender promoções é fácil, em teoria...).
    - Comissão por atingir-se uma meta (algumas lojas tem metas diárias, e pagam comissões extras aos vendedores que as atingirem).
    Conversem com alguns de seus clientes, em especial que estejam em negócios distintos, e irão se surpreender.
    Muita sorte e tudo de bom!
    Felipe

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  21. Prezado Felipe,
    Boa noite.
    Preciso da sua orientação.Temos um representante comercial e estamos pagando a comissão dele de 10% sobre o valor líquido da N.F, e sem nenhum outro valor descontado. Preciso saber se esse percentual está alto, como fazer esse cálculo certo, pois tem serviços que o valor total dá alto. Ele não recebe salário fixo e recebe ajuda de custo de combustível, tem que ter contrato?

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  22. Boa noite Felipe!

    Gostaria que vc me auxiliasse numa dúvida q me surgiu. Meu marido está montando uma empresa virtual no ramo de informática. Ele terá apenas um funcionário, e gostaria de pagar comissão ao inves de salario fixo. Minha dúvida eh a seguinte ( a pergunta pode parecer boba, mas eu realmente não tenho experiencia nesse assunto): a comissão eh calculada já descontando os gastos q a empresa tem por mes? ( aluguel, servidores, propagandas, e etc? ) Exemplo, se a empresa faturou 10 mil por mes, sem descontar os gastos q ela tem. O funcionario vai receber a comissao em cima dos 10 mil???

    Aguardo sua resposta!!! Obrigada!!

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  23. Bom dia Felipe, tudo bem?

    Gostaria que me auxiliasse também, pois tenho uma empresa de automação residencial e tenho que oferecer comissão a arquitetos e agencia imobiliária, como devo oferecer para cada uma e quanto?
    Preciso também criar um script para junto a uma reunião entregar aos mesmo oque devo escrever para deixar essa oferta de comissão bem explicada?

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  24. Olá Felipe,
    Possuo uma empresa onde as vendas devem ser feitas externamente, ou seja, de comércio em comércio, alugo equipamentos e faço a venda dos insumos para sua utilização!
    Minha duvida é a seguinte:
    Qual o valor justo de salário e comissão para um vendedor, nos insumos tenho um lucro de aproximadamente 40% cujo valor minimo da venda é de R$154,00 já nos equipamentos só tenho retorno depois da amortização dos mesmos o que ocorre após 12 meses, as vendas em sua maioria são feitas nas quantidades minimas geralmente uma vez por mês.
    No meu caso o vendedor deve abrir novos clientes e receber todos os meses a comissão gerada pelo cliente novo além das comissoes geradas por sua carteira!

    Obrigado

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    1. Augusto,
      não tenho informações suficientes sobre o salário que você paga ao vendedor, ou o volume de vendas medio do vendedor.
      Mas leve este conselho:
      A comissão paga ao vendedor deve estar no limite (bem no limite) se der suficiente para ser atrativa (exemplo, pagar comissão de R$10 sobre vendas pode ser não atrativo), e entre o limite de você perceber que paga "demais" e isto deixa o vendedor muito confortável.
      Encontre este ponto.
      Este ponto deve, claro, estar também dentro das suas possibilidades de pagamento.

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  25. olá Felipe!
    É legal não pagar comissão das vendas ao vendedor que não bater a meta do mês?
    Obrigado!
    Lindolfo

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    1. Lindolfo,
      é legal não pagar comissão para um vendedor que não atingir uma meta se você tiver um contrato de comissionamento escrito que preveja isto, ou um acordo assinado de qualquer forma.
      Se não há documento assinado, e as comissões são pagas sempre independentemente de se atingir ou não a meta, você deve pagar.
      Perceba também se você não está com um vendedor que recorrentemente não atinge metas e se não deve trocar esta pesssoa.
      Se está convencido que deve manter a pessoa, então pague a comissão (caso não tenha um acordo assinado), de tal forma a manter a moral do time alta.

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