terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Elasticidade de preços e sua interferência no lucro

Olá,

gostaria de comentar-lhes sobre um tema bastante específico: elasticidade de preços.

Primeiro, o que é a elasticidade de preços? Elasticidade de preços é, bem basicamente, quanto você pode esticar ou encolher (aumentar ou reduzir) os preços de um produto ou serviço e quanto isso afeta a quantidade deste produto ou serviço que você consegue vender.

Em uma linguagem mais rebuscada, a elasticidade de preços é a variação da demanda ou venda de um produto ou serviço em função do seu preço (valor).

Exemplo:

Você vende bolachas de água e sal: se você for aumentando o preço do pacote de bolachas, cada vez venderá menos pacotes, até que o preço seja considerado tão alto que ninguém mais compre. Se você for baixando o preço do pacote, venderá mais, quando o preço chegar a "zero" venderá (dará de graça) uma enorme quantidade de pacotes de bolachas.

É claro que um preço "zero" não faz sentido.

Muito bem, a partir disso, você precisa saber de dois fatos:

1. A elasticidade de preços varia de produto para produto. Alguns tem grande elasticidade (grandes mudanças de preço levam a grandes mudanças de volume de vendas) e outros têm baixa elasticidade (você muda o preço, mas pouco efeito isto tem nas suas vendas).

2. Você precisa testar a elasticidade de seus produtos, e encontrar o maior preço que gera o maior lucro.

Nosso curso ensina como encontrar, através da avaliação da elasticidade de preços, e outras técnicas de formação de preços, o preço, para cada produto e serviço, que maximize seu lucro.

Abraços,

Felipe

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