terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Plano de negócio para pequenas empresas

Olá!

Plano de negócio. Sentiu um calafrio?

Sabem por que a palavra plano de negócio causa calafrios? Infelizmente porque os brasileiros não gostam e não estão acostumados a planejar nada...Não é por um acaso que uma enorme (enorme!) quantidade de pequenas e médias não sobrevive ao primeiro ano de funcionamento, menos ainda sobrevivem ao segundo ano.

Brasileiros não gostam de planejar é, em verdade, um estereótipo que precisamos eliminar.


O que é um plano de negócio? é um texto com descrições, informações, estatísticas e estimativas sobre um negócio.

Para que serve um plano de negócio? serve para você utilizá-lo em uma destas três situações:

1) Antes de iniciar um negócio, para aumentar suas chances de sobrevivência e procurar maximizar seu lucro (antes de abrir o negócio!). Este é provavelmente o mais importante motivo da existência dos planos de negócio.
2) Quando você precisa convencer um investidor (pode ser um banco ou um potencial sócio) a colocar dinheiro em seu negócio ou lhe dar um empréstimo, em especial quando você quer expandir o negócio.
3) Quando você precisa rever a situação de seu negócio e fazer um diagnóstico da situação atual, na busca de melhorias.

Você pode imaginar então que um plano de negócio pode ser um documento longo, o que é verdade.

Um pequeno plano de negócios deve ter entre 5 e 10 páginas. Um grande planejamento pode ter 100 páginas.

Qual o tamanho certo? Aquele que transmite a mensagem que você quer transmitir. Se for para convencer um banco a fazer-lhe um empréstimo o plano deve ser suscinto, porém com informações suficientes para dar ao banco as garantias de prosperidade do negócio que ele espera.

Se o plano for para você avaliar como criar um novo negócio, o seu plano deve conter informações que passam pelo tipo de mercado, produtos, público alvo, nível de vendas esperado, e muito mais.

Para descrever como fazer um plano de negócios iniciarei pela descrição, bastante simples do conteúdo de um plano completo. Você poderá decidir, para cada ocasião, quais destas informações são necessárias.

Lembre-se, porém, que informações de fluxo de caixa, nível de lucro e retorno do investimento são sempre necessárias, em qualquer ocasião. Simplesmente não há plano de negócios sem estas informações.

Você também perceberá, que algumas informações não estarão rapidamente disponíveis (exemplo: quais serão seus principais fornecedores?), e algumas precisarão ser estimadas (exemplo: qual o lucro gerado por uma nova máquina?). Não desista. Faça seu plano estratégico e destrua o estereótipo do brasileiro que não planeja nada, e quando "dá com os burros n´água" não sabe por quê....

Em geral, um plano de negócios tem uma capa, índice e um resumo que conta os fatos principais do plano (chamado sumário executivo), e este vem antes do texto principal. Todos os dados externos devem ter suas fontes mencionadas.

Relembrando: de cada 100 vezes que lhe pedirem um plano de negócios a alguém, 99 das vezes estarão interessados em calcular o retorno de um investimento. Não deixe, nunca, de mostrar o retorno de investimentos no seu plano de negócio.

Todos os dados e informações que você não possua, pesquise.

Vamos lá, estes são os principais assuntos a serem tratados:

1. Descrição do negócio: o que sua empresa produz, vende, onde está localizada (com mapas, melhor), qual seu ramo de atividade, seu objetivo social (do estauto social), quem são seus sócios e suas participações, de quanto é ou será o capital social, qual sua missão e visão. Descreva o conhecimento de cada sócio do mercado e do negócio.

2. Metas / Missão: o que se pretende (exemplo: aumentar vendas, abrir nova filial, etc).

3. Organograma: posições e nomes das principais funções da empresa, sua equipe.

4. Produtos: os principais produtos da empresa, sua descrição, cores, modelos.

5. Mercado atual da empresa: acontecimentos no mercado que levam ao investimento, oportunidades, ambiente social, riscos iminentes no mercado, evolução do mercado, quantidade de pessoas que podem ter acesso ao seu negócio.

6. Público alvo: quem compra ou comprará seus produtos e serviços, em quanto este público pode ser aumentado, a idade, sexo, local de residência de seu público, o local de onde vem seu público, como ele chega até o seu negócio (por metro, ônibus?).

7. Concorrentes: mencione os diretos (no mesmo ramo) e os indiretos (em ramos de atividade distintos do seu), e suas fraquezas principais (citar as forças não faz sentido, como já comentamos anteriormente em outros tópicos, pois você não pode eliminar pontos fortes do concorrente e somente pode explorar os seus pontos fracos).

8. Análise de forças de seu negócio: cite as principais forças (coisas boas), as principais fraquezas, os principais riscos e as principais oportunidades. isto se chama análise SWOT (do inglês strenghts, weaknesses, opportunities e threats).

9. Marketing: descreva de forma simples como você faz ou fará propaganda de seu negócio, como se comunica com seus clientes, os folder, catálogos, site de internet e outros.

10. O processo de venda: como você realiza suas vendas. Como seu cliente compra (internet? loja? representante? etc). Como são preparados seus preços, quais os canais de distribuição utilizados.

11. Vendas: valores das vendas no passado, as expectativas de vendas futuras (mês a mês), orçamento para o próximo ano.

12. Produção: se você produz algum produto, descreva o processo de produção, os insumos (materiais utilizados). Você também pode descrever um programa de produção rotineiro.

13. Compras: descreva seus principais insumos (materiais utilizados), seus fornecedores, os riscos envolvidos na compra, a rotina de compras, o plano de controle de estoques de insumos.

14. Custos: Descreva todos (todos) os custos e despezas de seu negócio, desde energia elétrica, folha de pagamento (incluindo férias, 13ro, etc), aluguel, insumos, pró-labore dos sócios, etc.

15. Calcule a previsão de lucros: pela diferença entre as previsões de vendas (líquidas) e seus custos e despesas, calcule o lucro esperado a cada mês de ao menos um (1) ano.

16. Fluxo de caixa: Tendo o dinheiro que você tem em caixa, no banco, ou mesmo parado nos estoques, calcule como a entrada (vendas) e saída (custos e despezas) vão influenciar o montante total de dinheiro que seu negócio tem no futuro (ao menos um ano).

17. Essências: reveja e comente como as seis essências (lucro, vendas, fluxo de caixa, imagem, redução de riscos e melhora de produto/serviço) estão integrados, e onde estõ seus pontos fortes.

18. Investimentos, capital: Indique os valores dos ativos (máquinas, utilizades, utensílios, etc), o capital de giro disponível, quanto você calcula precisar no futuro em investimento.Descreca suas maquinas e tecnologias.

Em geral, os cálculos de previsão de vendas, custos e fluxo de caixa são colocados em planilhas, em geral de Excel.

Por fim (e que também aparecerá no início do plano de negócio):

Defina exatamente o que você quer. Exemplos:

- Quanto de empréstimo, para pagar em quanto tempo.
- Qual a participação do novo sócio?
- Quanto deve ser o capital inicial da empresa (se você estiver iniciando).

Calcule, pela sua projeção de lucro, o tempo de retorno do investimento.

Pronto, você tem seu plano de negócio inicial.

Leia novamente seu plano, até você estar seguro de que as informações são coerentes, e o plano convincente.

Um grande abraço,

Felipe

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