domingo, 31 de julho de 2011

Conhecendo seu mercado alvo

Olá,

Conhecer seu mercado e público é tão importante quanto conhecer seu próprio negócio.

Em verdade, conhecer seu mercado e público é "quase" uma essência (ela faz parte da essência Imagem), e quem sabe não seja uma essência somente porque seu mercado e público podem mudar de forma rápida e drástica sem a sua intervenção, e por motivos alheios à sua vontade.

Você pode (e deve) criar vantagens competitivas importantes sobre seus concorrentes se conhecer seus clientes.


Existe o que chamamos de "perfil" dos clientes. E este perfil é uma combinação de um perfil demográfico, econômico e psicológico.

Nosso curso ensina você a saber quais perguntas fazer e responder sobreseu público, incluindo questões como:

- Que produtos você não tem e eles gostariam de encontrar no seu negócio?
- Em qual horário eles vêm ao seu negócio?
- Quanto em média eles gastam com você (ticket médio de compra)?

- Quais seus desejos?

- Que prazo de pagamento precisam?

- Podem ser fidelizados?


Ter as respostas para estas e diversas outras perguntas, fará com que você mapeie a essência IMAGEM de seu negócio, e ajude a fazer previsões sobre as essências VENDAS e LUCRO.

Conhecendo seus clientes e potenciais clientes você vende mais, e tem melhores chances de fidelizá-los.

Estas questões, e o formato de como compreender, por completo, estas esssências, são fortemente estudadas no curso de administração de pequenos negócios.

Abraços,

Felipe

2 comentários:

  1. Eu sou artesã e esse assunto me interessa bastante ,pois primo pela satisfação dos meus clientes.geralmente faço este tipo de pesquisa perguntando diretamente,mas,gostaria de fazê-lo de forma mais profissional.teria alguma sugestão de que meio eu poderia usar para ter essas respostas?
    Abraço da colega de curso
    Fernanda Pereira

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  2. Olá, Fernanda!

    Alguns comentários, que vêm de minha experiência, que podem lhe ajudar:

    1) Temos uma "falha" ao ouvir nossos clientes quando: ou não temos nenhuma pesquisa feita com eles (mesmo perguntas diretas) ou não anotamos as respostas, para verificar se existem tendências, e se os clientes repetem comentários.
    2) Pesquisas formais precisam ser pequenas, com no máximo 3 perguntas. Ninguém gosta de preencher formulários ou responder a 10 perguntas.
    3) As pesquisas precisam estar focadas, e ser sobre um tópico específico, de outra forma elas nos levam a agir em muitos pontos diferentes.

    Vamos ver se me explico:

    Você faz uma pesquisa com 10 perguntas, como por exemplo:

    a) Você ficou satisfeita com na velocidade de atendimento?
    b) Você gostou das cores de nossas blusas?
    c) Nossos preços estão corretos e não são abusivos?
    d) Você viu nossas propagandas?
    ...

    Se seus clientes responderem de formas distintas, você se verá, em seguida, mudando preços, mudando seus panfletos, trocando todo seu estoque...e estará perdida em um mar de opções e sugestões dos clientes...

    Para fazer uma pesquisa profissional, e que lhe ajude, faça 3 perguntas, sobre um tópico específico, para diversos clientes, em um mês.
    Tenha uma pequeno impresso onde eles marcarão as respostas, e você poderá, depois de um tempo, juntar as respostas.

    Exemplo - verificando seu atendimento:

    a) Você sentiu-se à vontade ao entrar na loja, e foi prontamente atendida?
    b) Nossa vendedora foi cordial e atenciosa?
    c) O que nossa vendedora não fez, em sua opinião, e que poderia ter feito, para melhorar o atendimento?

    Pronto: você terá indicações corretas de como está seu atendimento.

    A cada mês, faça perguntas sobre um novo tópico.

    Uma outra técnica que funciona: pegue os e-mails de seus clientes e envie as perguntas por e-mail, dando-lhes, por exemplo, 10% de desconto em sua próxima compra, se responderem.

    Em resumo: Registre as pesquisas e faça pesquisas curtas e específicas.

    Se as perguntas forem abertas (quer dizer, evite perguntas com resposta sim ou não), melhor. Com perguntas abertas, você aprenderá mais sobre as opiniões de seus clientes (pois não recerá apenas um "sim" ou "não").

    Use papel de boa qualidade nas pesquisas. Papéis coloridos (exemplo rosa, azul, etc) mostram que a pesquisa é importante.

    Abraço!

    Felipe

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