quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Custos fixos e variáveis

Olá, amigos!

Saber quais custos em seu negócio são fixos, e quais são variáveis, é um passo importante no conhecimento de seu negócio.

Por quê? Por um só motivo realmente importante: o controle de custos determina se você tem ou não lucro com seu negócio.

Lucro é a diferença entre o valor pelo qual você consegue vender, menos os impostos que você paga e menos o custo dos produtos e serviços que você vende.

Veremos que o preço é feito pelo mercado, o preço é feito pelos seus clientes. Mesmo quando você "pensa" que está fazendo seus preços, é o cliente que decide se paga ou não por seus produtos, e se seus preços são justos.

Os impostos não tem jeito: ou você paga ou não paga e corre os riscos por este ato.

Só os custos você controla.

Normalmente "dividimos" os custos em dois "tipos":

1. Fixos
2. Variáveis

Os custos "fixos" são aqueles que teoricamente não variam (ou pouco variam) com a quantidade de produtos e serviços que você vende. Eles dependem do tipo de negócio que você tem. Muitas vezes custos fixos são custos do tipo: energia elétrica, mão-de-obra (pois normalmente você não fica demitindo e contratando toda hora), custo de manutenção de máquinas, telefone, água, IPTU, aluguéis, custos administrativos e outros.

Como você é uma pessoa que passa agora a saber mais do que muitos dos pequenos empresários brasileiros, você deve saber que os custos fixos não são exatamente fixos...eles ficam "mais ou menos" fixos para um certo nível de atividade do negócio.

Exemplo: Se você produz 1.000 pares de sapatos por mês, não pode esperar que seu gasto de energia elétrica ou com mão-de-obra seja sempre fixo e não mude se você quiser produzir 20.000 pares de sapatos por mês. Muitas empresas (até as grandes!) erram ao fazer reduções drásticas (as famosas reestruturações) sem perceber que não vão reduzir seus custos fixos com a mesma rapidez, e acabam reduzindo seus lucros...

Os custos variáveis são aqueles que variam com a quantidade de produtos e serviços que você produz ou vende. Os mais típicos são: materiais (matérias-primas e todos os insumos), custos com embalagens e custos com fretes e entregas.

O estudo do lucro, como aumentá-lo, é assunto de máxima importância em nosso curso. Ele é uma essênciado negócio.



Abraço!

Felipe

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