segunda-feira, 5 de abril de 2010

Diferenciação

Agora, para arrasar quarteirões com este último conceito básico: diferenciação.

Todo mundo quer ser diferente, todo mundo tem que ser diferente!

O problema é que, como um amigo, doutor em marketing na Alemanha, gosta de comentar, em geral somente uma empresa realmente consegue ter um diferencial em um certo mercado... a grande maioria das empresas é simplesmente igual, ou bem parecida com seus concorrentes diretos...

Vem então um grande dilema: se o seu negócio é igual ao dos concorrentes ele não aparece, mas se é muito diferente pode ser considerado como "deslocado", fora de foco.

Foco é importante para qualquer negócio. Por exemplo: se você tem uma academia de dança, e coloca aulas de ginástica e natação, daqui a pouco não será mais uma escola de dança... Por outro lado, se não diferenciar não atrairá novos clientes.

Como se pode diferenciar um negócio de outro? de muitas formas: pela eficiência, pelo preço, pela limpeza, pela organização, pela rapidez, etc, etc.

Ainda assim, diferenciar é importante. Procure sempre formas de diferenciar seu negócio dos outros concorrentes.

Quando você constrói um diferencial que se mantém por um certo tempo (quanto mais longo este tempo melhor) você constrói o que se chama "diferencial competitivo".

A maior parte dos diferenciais competitivos é difícil de ser mantido em nosso mundo onde tudo se copia com velocidade e facilidade... Os diferenciais competitivos mais fortes atualmente são aqueles ligados a patentes (que não podem ser copiados, por lei) e aqueles ligados ao serviço que você oferece ao cliente e que vem do nível de treinamento e conhecimento de seus funcionários.

Um exemplo: se você tem uma padaria e faz um bolo de maracajá espetacular, pode ser que seja bem complicado copiar seu bolo. Agora, se o atendimento que seus funcionários da padaria dão no balcão também é espetacular e excelente então você terá uma padaria diferenciada logo, logo...

Novamente reforço: faça bem feito. Somente com isto você já estará muito bem, pois a maioria dos negócios peca ao não fazer bem feito. Depois vá melhorando e fazendo algo mais pelo seu cliente, quanto mais surpreendente, melhor.

Forte abraço!

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