terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fluxo de Caixa

Fluxo, a palavra já diz: ir e vir de algo.

Caixa é a forma "carinhosa" pela qual nos referimos ao dinheiro da empresa, em especial aquele que está ou na caixa registradora ou no banco.

Então fluxo de caixa é a movimentação (entrada e saída) de dinheiro no caixa da empresa, ao longo do tempo.

O conceito é fácil, o importante é fazer três coisinhas:

1. Controlar o fluxo para que entre mais dinheiro do que sai...em especial No futuro, amanhã, e não ontem (controlar o fluxo de caixa passado é basicamente chorar sobre o leite derramado).

2. Fazer com que o dinheiro entre cada vez mais depressa (basicamente os recebimentos vindos dos clientes) e saia mais devagar (basicamente o dinheiro que pagamos a fornecedores de insumos ou mesmo aos que nos forneceram bens duráveis).

3. Compreender que uma empresa mal controlada morre em geral pela falta de fluxo de caixa. Morre porque entra em uma espiral de não ter dinheiro na hora certa, tentar pedir emprestado, não pagar aos fornecedores, perder seu crédito, e assim vai.. até o fundo do poço.

Pois bem. Se você não tem segurança de que o que eu acabo de dizer é verdade, sugiro que anote estas três frases, pois posso garantir: é melhor confiar que elas são verdadeiras do que amargar o veneno de um mau fluxo de caixa.

Vamos falar um pouco mais sobre estas três frases:

1. Controlar o fluxo de caixa futuro:

Normalmente os pequenos negócios (às vezes os grandes também...) descobrem um "rombo" no caixa depois que ele já aconteceu. Aí o caos se instala: pessoas procuram culpados, mil reuniões são feitas para que "o erro" não se repita mais, às vezes até alguém é demitido...
Isto porque é confortável não ter que pensar no futuro, nem fazer previsões.
Porém é isto que você, que agora sabe mais do que a maioria dos gerentes (acredite!) sobre fluxo de caixa deve fazer: projetar (estimar) o fluxo de caixa de seu negócio no futuro, de preferência dia após dia, com pelo menos 2 ou 3 meses de antecedência. Como se faz? veremos adiante.

2. Fazer o dinheiro entrar mais depressa e sair mais devagar:

Esta frase é uma consequência da primeira. Se temos que fazer de tudo para sempre termos dinheiro em caixa, ele deve entrar rápido e sair devagar. Então, reduza os prazos aos clientes ao mínimo (claro, não perca vendas, porém não ofereça um pagamento para ser dividido em 5 vezes quando o cliente não pediu...) e procure negociar para pagar seus fornecedores no mais longo prazo possível (dividindo pagamentos).

Saiba que, em geral, é melhor ter um fluxo de caixa estável do que um monte de estoques de produtos ou materiais (mesmo que você tenha obtido um desconto por eles).

Basicamente estamos dizendo: trabalhe com o dinheiro "dos outros" o máximo que você puder.

3. Uma empresa mal controlada morre pelo fluxo de caixa:

Infelizmente (mesmo) tenho uma coleção de exemplos de negócios que "foram para o buraco" por que não tinham um fluxo de caixa controlado. Empresários que não se lembravam de dívidas grandes prestes à ocorrer e não tiveram como pagar os seus principais fornecedores ou empresas que ficaram com estoques enormes encalhados (estoque não é dinheiro vivo...).
É simples assim: você não controla seu fluxo de caixa somente se seu lucro for tão grande, tão absurdamente bom, que ele deixa muito dinheiro em caixa...caso contrário se você não controla seu fluxo de caixa as chances de você bater de frente com o muro são enormes. E quando você bater, vai doer.

Como é que se faz?

Preferencialmente use uma planilha excel (mas acredite, um pedaço de papel de pão é melhor do que não ter nada).

Liste os dias do mês, e para cada dia as receitas (vendas, basicamente) e os custos e despesas (o que você paga, e quando).

A diferença vendas - custos é seu fluxo de caixa no dia. Some com o saldo anterior e você tem o saldo atual.

Mais ou menos assim:

Dia 1 2 3 4 5 ...
Vendas
Materiais
energia
água
aluguel
salários
etc. etc.
SALDO

Como é que faço isto no futuro?

As vendas você estima (seja prudente).
Os custos você ou conhece pelo histórico ou pelos valores reais que sabe que terá que pagar.

É melhor saber que teremos um problema de caixa antes e poder negociar com fornecedores do que ter más surpresas.

Este é um tema longo, e voltaremos a falar dele.

Última pergunta: você não tem um fluxo de caixa futuro feito? Faça agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário