sábado, 2 de janeiro de 2010

Ponto de equilíbrio

Olá,

ponto de equilíbrio é um conceito fácil de entender:

Toda a empresa tem seus gastos. Alguns são variáveis, como materiais colocados na produção do produto, outros são fixos, como um gasto de manutenção das máquinas.

Toda empresa também tem suas vendas (líquidas, sempre líquidas. Vendas sem impostos, lembre-se).

Muito bem. O valor das vendas líquidas que cobre exatamente todos os gastos (custos e despesas) é o valor do ponto de equilíbrio.

O ponto de equilíbrio serve de ótima base para que se saiba se uma empresa vai bem ou mal. Se, por exemplo, a ponto de equilíbrio de uma empresa for de R$ 100 mil ao mês, e ela vender R$ 200 mil por mês, é provável que ela esteja bem, e operando com lucro.

Como calcular um ponto de equilíbrio? Pegue dados históricos de vendas (líquidas) e dos LUCROS da empresa (sim, dos lucros, para facilitar. Você verá que se usar os custos terá mais dificuldade de interpretação). Faça um gráfico de dispersão no Excel (aquele que não leva em consideração o mês, mas somente vendas e lucros) plotando (colocando no gráfico) vendas em um eixo, e lucro no outro. Você verá que os pontos devem mais ou menos formar uma reta imaginária. Quando esta linha imaginária passar por "zero" lucro, você terá as vendas que geram "zero" lucro, ou seja, o ponto de equilíbrio.

Para pensar mais:

1. Uma empresa que sempre vende mais do que seu ponto de equilíbrio pode ter problemas. Por quê? Pense em especial no fluxo de caixa.

2. Se no gráfico de ponto de equilíbrio os pontos não formam uma reta imaginária, mas sim estão bem dispersos, isto que dizer que a empresa não tem estabilidade de vendas e ou de custos, e que eles variam muito todo mês. Isto pode ser bom, e isto pode ser ruim... Pense sobre isto.

Abraços,

Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário